Cirurgia bariátrica e metabólica
30 de November de 2020
Show all

O que alcoolismo tem a ver com jejum?

Ao ler esta pergunta você deve ter feito diversas associações, mas, possivelmente não acertou o tema do blog desta semana. Vamos falar de Pancreatite Crônica, cuja causa principal é o alcoolismo.

O consumo prolongado e excessivo de bebidas alcóolicas vai lesionando o órgão, que passa por um processo de atrofia dos tecidos e perda de suas funções – o pâncreas secreta substâncias que auxiliam o intestino na digestão de gorduras, proteínas e carboidratos.

Os sintomas incluem dor forte na parte superior do abdômen, diarreia com presença de gordura (não digerida) nas fezes, perda de peso causada pela falta de absorção de nutrientes, além do desenvolvimento de diabetes e, em casos mais graves, lesões em outros órgãos como rins e pulmão.

O jejum entra na história quando esta pessoa com a doença crônica passa por um episódio agudo. Em quadros de Pancreatite Aguda, para que a inflamação do órgão diminua, o paciente tem que ficar em jejum por aproximadamente três dias, com reposição de líquidos por via venosa. “Na Pancreatite Crônica, as lesões costumam ser permanentes e progressivas e, se o paciente não aderir ao tratamento, pode ter crises agudas graves, com internação em UTI e necessidade de cirurgias emergenciais”, explica a Dra. Maíra Marzinotto, gastroenterologista clínica do Centro de Gastroenterologia, Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital 9 de Julho.

Um paciente pode ter um problema crônico, fazer o tratamento corretamente e conviver com a doença de forma estabilizada por anos. Se, por algum motivo, há um desequilíbrio do organismo, é possível desenvolver um quadro agudo, ou seja, uma piora momentânea.

“Pessoas com Pancreatite Crônica não podem consumir álcool, comer excessivamente ou abusar da gordura. Se isso acontecer, é provável que a inflamação do pâncreas piore”, alerta a especialista.

Há outras causas de Pancreatite Crônica, como quando o ducto pancreático, que leva as enzimas do órgão para o intestino, fica mais estreito, dificultando a circulação dos líquidos; e de Pancreatite Aguda, como quando há pedras na vesícula, que também podem bloquear a passagem das substâncias produzidas pelo pâncreas para o intestino.

Que não se deve abusar do álcool você até já deve saber, mas agora tem mais um motivo para argumentar com aquele parente ou amigo que exagera na cerveja, na caipirinha, no vinho.

Fonte: Hospital 9 de Julho